5 dicas para estuar em casa

O sonho de seguir carreira pública é compartilhado por milhares de pessoas de todo o país. Os motivos para esse desejo são os mais variados como estabilidade profissional e a possibilidade de boa remuneração.

Mas para alcançar o almejado cargo é necessário prestar um concurso que, geralmente, é muito concorrido. Em diversos deles, há centenas de pessoas disputando uma vaga. É difícil, porém totalmente possível. Pense: se alguém vai conseguir, essa pessoa pode ser você.

Para atingir essa meta é necessário possuir um planejamento de vida muito bem estruturado e organizado. A seguir, apresentaremos a importância do planejamento e informações fundamentais para você se sair muito bem no concurso. Confira!

Como montar um planejamento de vida eficiente?

Quem deseja o sucesso nos concursos precisa ter em mente que um bom planejamento de vida é determinante para atingir as metas e alcançar resultados. Isso envolve reorganizar a rotina de vida e definir prioridades.

Planejamento financeiro

Para passar em um concurso envolve gastos financeiros, como por exemplo, contratar um coach, fazer um curso preparatório e comprar livros ou outros materiais. Avalie como está sua condição financeira atualmente, é possível incluir esses valores em seu orçamento?

Outra decisão importante é sobre continuar trabalhando ou sair do emprego.  Como ficará o seu orçamento se decidir sair do emprego? É realmente possível tomar essa decisão e se dedicar à preparação para o concurso público? Esse é um momento de conversar com os familiares e verificar todas as possibilidades. 

Tempo de dedicação aos estudos

Como comentamos, passar em um concurso público não é tarefa das mais fáceis, por isso, muito foco, determinação e organização são requisitos fundamentais. Isso implica em criar uma rotina de estudos que faça parte do seu cotidiano.

Além disso, será preciso conversar com a família e amigos e informá-los que sua meta de vida atual é passar em concurso, e a única forma de chegar a esse objetivo é com máxima dedicação. O que implicará em certo distanciamento durante um período. Com isso, todos ao seu redor estarão cientes da decisão e conseguirão contribuir para a formação de um ambiente adequado para estudos.

Grau de dificuldade do concurso

Essa decisão deverá ser baseada em seu momento de vida atual. Para um concurso de alto nível, ou seja, para cargos mais elevados e remuneração maior, a concorrência será mais elevada e o nível de dificuldade da prova também. Isso demandará mais dedicação e tempo para estudar. Avalie sua vida, conseguiria incluir essa rotina intensa de estudos? No seu momento atual é possível ter a dedicação necessária para atingir essa meta? Consegue planejar sua vida para lutar por essa conquista? Ter em mente essas necessidades é fundamental para uma decisão mais acertada.

Para quem não tem total disponibilidade para se dedicar à preparação do concurso, talvez uma boa alternativa seja focar em um concurso menos difícil, para cargos mais baixos, que provavelmente terá uma prova com nível de dificuldade menor. Com isso, aumenta as chances de conseguir uma vaga. Futuramente, se assim desejar, poderá buscar um outro concurso de alto nível.

Com planejamento de vida bem estruturado para estudar, o resultado virá com certeza. E você, tem alguma dica para compartilhar? Escreva nos comentários!

Copyright © 2019 - Alessandro Marques | Treinamentos de Alto Desempenho Brasília-DF

0 0 vote
Article Rating