8 dicas para organizar o local de estudos

Você sente vontade de estudar para o vestibular ou aquele concurso, mas não consegue se concentrar? Saiba que, certamente, você não é o único. Estudar exige disciplina, e, para tal, é fundamental ter um local próprio para essa atividade. Por meio das dicas abaixo, você aprenderá a organizar adequadamente seu local de estudos, o que com certeza fará uma grande diferença em seu rendimento ao estudar!

1. Local de estudo adequado

Escolha o lugar adequado para estudar, dando preferência a locais que são utilizados apenas por você e para fins de estudo, pois assim você saberá onde estarão os materiais, mantendo tudo sempre bem organizado. Evite estudar em lugares com grande circulação de pessoas, barulho ou outras coisas que possam te distrair, como rádio e televisão.

2. Organização

Não há nada mais frustrante que estar com todo o gás para estudar e não conseguir encontrar os livros ou materiais necessários. Seu material de estudo deve estar separado em pastas, por assunto ou matérias. Coloque etiquetas com descrições precisas nos materiais, para não ter dificuldade para encontrá-los quando necessário. Se possível, tenha um quadro para fazer anotações, esquemas de estudo e anotar datas importantes.

3. Iluminação

Opte pela iluminação natural, preferencialmente. Porém, tome cuidado caso ela provenha de uma janela, pois isso pode gerar distração. Luzes muito fracas podem induzir ao sono e luzes fluorescentes podem prejudicar seus olhos. Outra boa opção é adotar uma luminária de mesa, colocando-a do lado contrário ao que escreve.

4. Conforto

Os móveis ideais para estudar são uma cadeira e uma mesa ou escrivaninha. As escrivaninhas são melhores, por possuírem gavetas que podem ser úteis para armazenar materiais. Sua cadeira deve ser semelhante às cadeiras de escritório, que possibilitem uma boa postura. Cadeiras muito duras são incômodas, porém as macias demais podem dar sono e dores nas costas. A altura da cadeira também é importante: seus pés devem conseguir tocar o chão e os braços devem ficar em um ângulo de 90º em relação à mesa.

5. Distrações

As distrações podem atrapalhar muito os estudos. Coloque seu celular distante de você, e no modo silencioso ou avião, para evitar a tentação de usá-lo (se necessário, faça pausas de tempos em tempos para checar as mensagens). Evite comer durante os estudos, e estabeleça horários fixos. Se quiser estudar por duas horas, por exemplo, divida-as em blocos de meia hora. A divisão em blocos de tempo mais curtos fará com que você não fique cansado e consiga se concentrar melhor.

6. Materiais

Os materiais devem estar disponíveis e ao alcance das mãos. Caso possua uma escrivaninha, coloque canetas, lápis, borrachas e réguas dentro das gavetas. No caso de mesas, as canetas podem ficar em caixas.

Mantenha os livros que utilizará por perto, para que estejam fáceis de consultar. Seu computador também deve estar organizado em pastas com os arquivos divididos em matérias ou assuntos, caso vá utilizá-lo nos estudos.

7. Personalização

Para estimulá-lo, deixe o seu local de estudos com cara de seu: coloque fotos motivadoras, como a de uma praia para a qual queira viajar depois dessa maratona de estudos, ou até mesmo uma foto do local onde deseja estudar ou trabalhar, o que te dará uma motivação extra para estudar.

As cores também podem ser auxiliares no processo de estudos. Caso você seja ansioso, opte por cercar-se de cores tranquilizantes, como azul, roxo ou verde. As cores mais fortes, como vermelho, laranja e amarelo são estimulantes e ideais para pessoas que se desmotivam com mais facilidade.

8. Moderação

Estipule seus horários de estudo e siga o que determinou, mas não exagere tentando estudar mesmo se sentindo exausto. Além das pausas, procure fazer outras atividades, como programas de lazer e esportes aos fins de semana. Estudar no dia anterior ao concurso também não é uma boa pedida: guarde esses últimos momentos para descansar e relaxar.

E você, como organiza o seu local de estudos? Gostou do post de hoje?

Se você gosta de um local de estudo sem fios, assista esse vídeo: https://youtu.be/jft1GftCDP4 

Copyright © 2019 - Alessandro Marques | Treinamentos de Alto Desempenho Brasília-DF