Mapas Mentais

Mapas Mentais

Descubra como os mapas mentais podem ajudar o seu estudo

Todos aqueles que desejam passar em um concurso público sabem que é necessário organização, disciplina e muita dedicação para cumprir a rotina de estudos sobre todas as matérias que podem cair na prova. Por isso, para alcançar seus objetivos vale usar todas as técnicas que possam te ajudar a aprimorar todo o processo de preparação, como os mapas mentais. Confira no post como esse método pode ajudá-lo.

O que são mapas mentais?
Mapas mentais são representações gráficas, parecidas com um organograma, daqueles usados em empresas para demonstrar os cargos. No entanto, a objetivo aqui é organizar diversas ideias e conceitos em torno de um ponto central. Em algum momento você já deve ter visto uma representação de uma rede de neurônios no cérebro, não são várias linhas se interligando? No mapa mental o funcionamento é o mesmo, porém, o objetivo é que você visualize o processo e o memorize, e com isso melhore a aprendizagem, faça um bom planejamento e consiga fazer as escolhas mais acertadas.

Como eles podem ajudar nos estudos?
As provas de concursos públicos têm em seus editais uma grande relação de conteúdos que devem ser estudados. Para os candidatos memorizarem todo este material, isso acaba se tornando um grande desafio. É aí que entram os mapas mentais, que são importantes ferramentas para ajudar a memorizar o conteúdo estudado. Isso acontece, porque em vez de ficar anotando todas as informações aleatoriamente, você consegue se organizar melhor ao montar um mapa mental. Logo, você terá que pensar em cada item que deve ser incluído, tudo estará organizado por partes, e com isso o seu cérebro conseguirá memorizar melhor o conteúdo. Até mesmo para uma revisão posterior será mais fácil relembrar das matérias, devido às palavras-chave que foram incluídas e também as cores que usou para fazer o seu mapa mental. Os mapas mentais são bastante eficientes para planejar os estudos, você pode criar um para cada matéria, dessa forma entenderá melhor, quais são os conteúdos que precisam ser estudados, visualizará de forma clara o que já sabe e o que merece reforço. Ou seja, estará diante dos seus olhos todo conteúdo que você precisa aprender para realizar o concurso.

Como fazer mapas mentais?
Como podemos ver os mapas mentais são importantes ferramentas para auxiliar nos estudos, pois ajudam no planejamento, a memorizar o conteúdo e contribuem muito na hora de revisar matérias. No entanto, você já deve está se perguntando: como fazê-lo? Atualmente, existem vários softwares para fazer mapas mentais com facilidade, mas você mesmo pode criar o seu de forma manual. Você precisará apenas de materiais simples, como folha sulfite e canetas, preferencialmente coloridas. Escreva num quadrado ou círculo no centro da folha o tema ou matéria que será estudado, só o título mesmo. A partir daí você começará a criar ramificações em torno desse conteúdo. Crie linhas e escreva os pontos, títulos ou palavras-chave relacionados ao tema. Se quiser escreva, por exemplo, em vermelho o que precisa de mais atenção, em azul o que já está mais tranquilo para você. Desenvolva um mapa que você consiga visualizar, entender e relembrar facilmente. Uma dica é optar por folhas grandes do tamanho A3 e A2 para uma visualização ainda melhor.

O que vocês acharam dos mapas mentais? Já fizeram ou pretendem fazer? Conte para nós nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of