6 dicas para ter mais ânimo para estudar diariamente

Rotinas podem ser bem maçantes, principalmente quando o assunto é estudar — ainda mais se você conjuga isso com trabalho e outras atividades. Mas, em todos os casos, estudar é preciso e transformar isso em hábito é mais que necessário para que a preguiça não tenha vez em seus planos. Para que você tenha mais motivação e ânimo para estudar diariamente e alcançar a vaga dos seus sonhos, aqui vão algumas dicas!

Encontre e reforce sua motivação

Lembre-se sempre do real objetivo que você busca ao fazer a prova, e o que ser aprovado significa para você. O que mudará em sua vida? Passar na prova te traz quais benefícios? Fazer uma lista de desejos, com imagens e frases, e visitá-la com certa frequência pode ajudar a recuperar o ritmo quando você se sentir desanimado com os estudos.

Defina metas

Tenha sempre em mãos o conteúdo que você precisa estudar. Faça um cronograma de estudos, distribuindo as matérias de acordo com o tempo que você tem para estudar, pois isso evitará que elas se acumulem perto da prova. Lembre-se de intercalar as disciplinas para que não fique entediado e para que elas estejam sempre frescas em sua memória.

Permita-se recompensas

De acordo com a realização das pequenas metas estabelecidas para os estudos, as recompensas servirão como um incentivo a mais para que eles continuem. Elas podem ser ao longo do dia, como a leitura de um livro ou assistir a algum filme ou programa na televisão; ao longo da semana, como ir à balada com os amigos ou a algum restaurante; e também ao longo do mês, você pode programar uma viagem curta durante o final de semana, por exemplo. Você se sentirá satisfeito e recarregado para dar continuidade aos estudos.

Faça pausas

Muitos acreditam que quanto mais estudar, melhor. Isso só é uma verdade se o estudo estiver sendo bem-feito e aproveitado. Estudar sem interrupções é um erro e te deixará ainda mais cansado. Fazer pequenas pausas para um café, um lanche, ou uma ligação rápida para algum amigo ou familiar, por exemplo, é preciso para relaxar e revigorar o ânimo e as energias.

As recompensas, citadas acima, também funcionam como pausas mais longas na rotina de quem estuda, necessárias para que você não fique saturado dos estudos ou mesmo associe essa prática a sentimentos negativos.

Participe de grupo de estudos

Estar junto com alguém em busca de um mesmo objetivo é sempre motivação a mais. Um acaba ajudando o outro, seja explicando dúvidas, recebendo explicações, ou mesmo incentivando o outro a manter o ânimo. Além, claro, de evitar a solidão que acontece cedo ou tarde para quem mantem uma rotina de estudos. Sem falar que as discussões acerca do conteúdo deixará seu estudo ainda mais rico e produtivo. Mas lembre-se de ter disciplina  e de escolher bem os integrantes do grupo, para evitar que o foco dos estudos se perca no meio do caminho.

Pratique exercícios e tenha uma alimentação balanceada

Movimentar o corpo, ainda que poucos minutos por dia, melhora o funcionamento do sistema nervoso central, um dos responsáveis pela manutenção do aprendizado e da memória. Além disso, manter uma dieta equilibrada e saudável é indispensável para melhorar seu desempenho. Essas duas medidas em conjunto ajudam com a qualidade do sono, dando mais energia para você se concentrar, além de mais ânimo para estudar.

Já separou o material e está preparado para colocar a rotina de estudos em dia? Tem alguma outra dica para melhorar o ânimo na hora de estudar? Compartilhe com a gente!

Copyright © 2019 - Alessandro Marques | Treinamentos de Alto Desempenho Brasília-DF

5 1 vote
Article Rating